Cachorros podem ter cárie? O Blink Pet’s explica!

Written by on 06/09/2022

Cães e gatos possuem, sim, cáries, embora em uma frequência menor que nos humanos. Embora a cárie em cachorro não seja comum e, muitas vezes, nem seja notada, as doenças periodontais certamente serão percebidas. Elas consistem na inflação do tecido que sustenta os dentes do peludo sendo causadas por bactérias.

No geral, mesmo quando o cachorro tem cárie, ele não apresenta nenhum sinal clínico. No entanto, há alterações que podem ser notadas e sugerem que há algo errado com a saúde bucal do animal. Alguns indícios da doença são: dentes amarelados (com tártaro); odor diferente na boca (halitose); aumento na produção de saliva; alteração na alimentação; gengivas vermelhas, inchadas e sangrando e perda espontânea de dentes.

Quando há suspeita de cárie, o pet precisa ser levado ao médico-veterinário para ser examinado. Além do exame da cavidade oral feito durante o atendimento, é possível que o profissional solicite uma radiografia intraoral para identificar o estágio da doença e até definir se o cachorro tem cárie ou outro problema.

Higienizar os dentes do animal e fazer a limpeza de tártaro garante que os dentes sejam mantidos durante a vida toda. A frequência da limpeza de tártaro depende de cada animal e raça. Alguns precisam fazer anualmente a partir dos três anos de idade, outros a cada três anos. 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist