Grammy 2023: Saiba quem é Samara Joy, jovem estrela do jazz que desbancou Anitta

Written by on 06/02/2023

A cerimônia da 65ª edição do Grammy Awards aconteceu neste domingo (05), na Crypto.com Arena em Los Angeles, Califórnia, e surpreendeu não apenas o público mas também a critica especializada com a escolha de alguns premiados.

Um dos momentos de surpresa foi quando Olivia Rodrigo subiu ao palco para declarar o ganhador da categoria “Artista Revelação” e anunciou a cantora Samara Joy como a vencedora. O resultado decepcionou a torcida brasileira, que via grande possibilidade de Anitta trazer para casa um dos quatro principais prêmios da noite pela primeira vez depois de quase 60 anos.

A última vez que o Brasil levou o gramofone em uma das categorias de destaque fei em 1965, quando Astrud Gilberto venceu “Melhor Gravação” por sua versão de “Garota de Ipanema” e João Gilberto venceu “Álbum do Ano” por “Getz/Gilberto”, ambos em colaboração com o saxofonista americano Stan Getz.

No mesmo ano, Astrud e Tom Jobim ainda disputaram o prêmio de “Artista Revelação”, mas quem levou foi uma banda de Liverpool em ascensão chamada The Beatles.

Quem frustrou o Brasil dessa vez foi Samara Joy, uma novaiorquina de apenas 23 anos, estrela do jazz e do TikTok.

Nascida no Bronx, em Nova York, Samara vem de uma família musical. Seus avós fundaram o grupo gospel The Savettes, seu pai Andraé Crouch tocava baixo na banda do cantor gospel sete vezes premiado pelo Grammy, Andraé Crouch.

A jovem seguiu a tradição familiar, primeiramente cantando na igreja e, anos depois, entrando para uma banda de jazz da Fordham High School for the Arts. Samara passou a estudar o gênero na Universidade Estadual de Nova Iorque, na cidade de Purchase.

Em 2021, enquanto se formava na faculdade, ela gravou seu álbum de estreia “Samara Joy”, lançado pela Whirlwind Records e começou a ser mais reconhecida nas redes sociais, como o TikTok, ao postar vídeos de suas performances e gravando reacts de outros artistas. Atualmente, Samara tem mais de 217 mil seguidores no TikTok e mais de 2,4 milhões de curtidas acumuladas.

No ano passado Samara lançou o álbum “Linger Awhile”, pela Verve Records, que rendeu suas duas indicações no Grammy deste ano.

Antes da cerimônia deste domingo começar, ela já havia comemorado a vitória por “Melhor Álbum de Jazz Vocal”, e horas depois, se tornou a primeira jazzista a vencer a categoria revelação desde Esperanza Spalding, em 2011.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist