Seria a série ‘1899’ plágio de uma HQ brasileira?

Written by on 22/11/2022

Mais uma vez os gringos acham que podem roubar dos brasileiros e se safarem. Poucos dias após estrear na Netflix, “1899” já ocupa o primeiro lugar entre as séries mais vistas da plataforma no Brasil.

A nova obra assinada por Baran bo Odar e Jantje Friese, casal criador do hit alemão “Dark”, virou um assunto polêmico nas redes sociais durante o fim de semana, após a quadrinista brasileira Mary Cagnin afirmar que identificou similaridades entre o seriado e uma HQ de sua autoria, “Black Silence”.

Por meio do Twitter, Cagnin lista uma série de possíveis semelhanças entre o seu quadrinho, lançado em 2016, e a atração mais recente do streaming. Ela afirma que há referências visuais e até de desenvolvimento de personagens de sua obra em em “1899”, conta que chorou bastante e diz que “não devemos aceitar esse tipo de menosprezo e indiferença” de artistas internacionais.

Enquanto influenciadores, produtores de conteúdo e youtubers se dividem entre defender um lado ou outro, especialistas em direitos autorais e escritores explicam que a situação é delicada. Já os autores da série negam qualquer inspiração na HQ brasileira.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist